Afinal, o que é ITIL e para que serve?

Matheus Maia

Matheus Maia

2 0
Read Time:2 Minute, 5 Second

Eu tenho ITIL, certo, mas me diz aí, para que serve mesmo?

ITIL é uma sigla que traduzida quer dizer INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY, para o nosso português Brasil, quer dizer Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Se eu posso resumir em um tweet, posso dizer que serve principalmente para dar um norte, padronizar e seguir orientações para times de TI a executarem todas as tarefas de forma profissional com bem mais eficiência.

Atualmente a empresa que licencia as organizações a usar a propriedade intelectual da ITIL é a AXELOS, que desde o segundo semestre de 2013, vem gerenciando as atualizações, exames (provas) do que eu tomo a liberdade de chamar de conceito. Só lembrando que se você time de tecnologia quer utilizar esse conceito, você não precisa pagar por isso! Conhecimento liberta, mas, se você quer mostrar para os seus empregadores e o mercado no Linkedin, que tem conhecimento em ITIL, eles te ofertam um exame, vale a pena tentar e estudar, não vai se arrepender!

Até hoje, nós temos a disposição já a versão 4 de ITIL, onde já sofreram diversas atualizações fundamentais para o seguimento, é importante lembrar que, a empresa em Tecnologia ou setor/departamento tem como por obrigação sem buscar conhecimento diariamente.

A ITIL 4 Edition define o SVS que é um sistema de valores de serviços, onde ele nomeia em cinco pontos principais do ITIL SVS, sendo eles:

  1. Melhorar
  2. Se empenhar
  3. Design e transição
  4. Obter ou construir
  5. Entregar e apoiar.

Os conhecimentos agregados pela ITIL são definidos em 34 práticas nas quais eu vou resumir em algumas categorias e abaixo delas, possuem diversas sub categorias, ficando assim:

  1. Gerenciamento de serviços (17)
  2. Gestão (14)
  3. Gestão técnica (3)

O principio da ITIL vem, pregando alguns pontos chaves como Automatização, Foco no valor, Manter-se simples e prático, Colaboração e manter visibilidade, Retorno de forma eficiente, Pensamento e trabalho holisticamente, Começa de onde você está.

O investimento de ITIL, não é uma certificação barata! Mas, vale a pena o investimento, pois você vai abrir a mente ao mergulhar nesse mundo de Gestão, Governança em IT assim como manter os serviços.

Retorno! Cara, um profissional com certificação em ITIL, posso resumir que ele, pode começar de partida ganhando 5k em diante, dependendo da vaga que esteja concorrendo, pois ele pode trabalhar tanto como Governança, Gestão e Supervisão em TI.

Bom, comenta aí, o que você achou, será que é interessante ter uma certificação como essa no curriculo?

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
50 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
50 %

Average Rating

5 Star
100%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

2 thoughts on “Afinal, o que é ITIL e para que serve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.